Conselhos para uma viagem mais segura

Conselhos para uma viagem mais segura

Para que estejas bem informado, aqui vão uma série de conselhos para uma viagem segura que, ainda que repetidos até à exaustão, nunca é de mais relembrar!

Em pleno verão as deslocações por estrada multiplicam-se exponencialmente, devido principalmente à saída de quem está de férias e vai em direcção à costa para um pouco de sol e mar. Os carros tomam de assalto as estradas, a Brigada de Trânsito põe em marcha a conhecida “operação saída” e os telejornais enchem-se de apresentadores que dão conselhos de condução segura.

conselhos para uma viagem segura

Conselhos para uma viagem segura – antes da viagem:

  • Comprova todos os níveis do veículo: bateria, pneus e sistemas de limpeza.
  • Assegura-te de que todos os elementos necessários em caso de avaria estão no carro: triângulo de emergência, colete reflector, macaco, correias, ferramentas e conjunto de luzes, assim como fusíveis de substituição, etc.
  • Programa a viagem com tempo e controla as horas de possíveis congestionamentos.
  • Descansa antes de sair. Se viajas de volta de uma festa ou depois de um dia de trabalho, vais conduzir muito fatigado e aumentarás o risco de acidente.

Conselhos para uma viagem segura – durante a viagem:

  • Faz uma pausa a cada duas horas ou 200 quilómetros no máximo. Não é seguro conduzir muitas horas seguidas.
  • Ainda que pareça óbvio, infelizmente nos dias que correm continua a ser necessário recordar que nunca deves beber álcool se vais conduzir.
  • Mantém sempre a distância de segurança. Circula pela direita e se tens que ultrapassar, regressa o antes possível a esta faixa.
  • Mantém a concentração até ao final do trajeto. Nos tramos finais aumenta o risco de acidente devido à fatiga acumulada e à vontade de chegar.
  • Por muito que conheças a estrada nunca percas a atenção ao volante: muitos acidentes em férias acontecem no destino, em pequenos trajetos onde confiamos e onde o perigo sempre está presente.

Por isso já sabes, nunca descuides a condução e recorda que o importante é chegar bem, desfrutar de umas merecidas férias e passar um ótimo verão junto dos teus.

A BlaBlaCar deseja-te uma boa viagem em carro partilhado.

Publica uma viagem        Procura uma viagem

Find out more about

Dicas de viagem

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride