8 escapadas de Outono: Viagens à Solta

8 escapadas de Outono: Viagens à Solta

A Sofia e o Paulo não são viajantes de profissão, mas sim de coração. Sempre que podem, aproveitam para escapar e conhecer maravilhas naturais do nosso mundo, para depois relatar no seu blog, Viagens à solta, onde descrevem muitas aventuras. Resolvemos aproveitar um pouco da sua experiência e pedimos-lhe 10 destinos perfeitos para o Outono. Queres saber quais são?

Como é bom andar à solta no Outono. As multidões já se foram e as temperaturas moderadas convidam a regressar à natureza que, nesta altura, se enche de cores, fragrâncias e sabores. Para desfrutar ao máximo da estação, propomos-­lhe 8 evasões de fim-­de-­semana no nosso país.

escapadas de outono

Escapadas de Outono n°1: Mata da Albergaria

 A nossa primeira sugestão é uma floresta encantada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, constituída sobretudo por carvalhos seculares. No outono, é ainda mais bonita, quando as árvores se vestem de diferentes tonalidades e a temos praticamente só para nós. Apesar de poder ser atravessada de carro, vale a pena percorrê-­la a pé, ouvindo o rio Homem e os nossos passos sobre as folhas caídas. Para tornar a experiência ainda mais especial, passa­-se por um troço com vários marcos miliários da antiga Via Romana (Geira) que ligava as cidades imperiais de Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga).

Escapadas de Outono n°2: Rota das Faias

 Para assistir à maior explosão de cor no outono, não há como um passeio a pé pelos bosques de faias de Manteigas, na Serra da Estrela. A Rota das Faias é um percurso pedestre sinalizado (5,4 km) que pode ser feito parcialmente ou na totalidade. O momento alto é a chegada a um bosque singular onde os tons dourados cobrem toda a paisagem, um paraíso para os visitantes, fotógrafos e amantes das caminhadas.

Escapadas de Outono n°3: Poço do Inferno

 Não há dúvidas: a zona de Manteigas é um dos melhores locais para apreciar as cores do outono em Portugal. A estrada que conduz a esta cascata leva­nos serra acima, num crescendo de cor, onde o verde das árvores vai dando lugar a um sem fim de tonalidades amarelas, douradas, laranjas e vermelhas. Chegados ao poço, é momento de sair do carro e deixar que a brisa fresca da estação nos renove por dentro e encha de boas vibrações. Os mais aventureiros podem fazer o trilho assinalado com o mesmo nome (2,5 km) para um contacto ainda mais direto com a natureza.

escapadas de Outono

Escapadas de Outono n°4: Covão da Ametade

 É um recanto deslumbrante da Serra da Estrela, com paisagens que parecem pintadas pela mão de um artista. Fica perto da nascente do rio Zêzere, o qual corre por um vale rodeado de grandes montanhas, refletindo no seu espelho de água as tonalidades outonais.

Escapadas de Outono n°5: Vinhedos do Douro

 O Douro também é mais bonito nesta estação do ano, com os socalcos cobertos de vinhas douradas e avermelhadas, que se refletem nas águas calmas do rio. Quer se faça de barco, de comboio ou de carro, o passeio é magnífico. De automóvel, aconselhamos dois locais: a estrada N323 que liga Sabrosa ao Pinhão e o miradouro da aldeia de Casal de Loivos, donde é possível avistar quer a vila do Pinhão quer o rio Douro a contorcer-se entre montes repletos de vinhas e oliveiras em socalcos. Se optar por ir de comboio do Porto ao Pocinho, vale a pena escolher uma janela do lado direito

Escapadas de Outono n°6: Parque Natural de Montesinho

 O trajeto de Bragança até Vinhais, através do Parque Natural de Montesinho, é como uma viagem ao passado, dado o aspeto intocável da natureza envolvente. Para terminar o passeio em beleza, poderá ficar alojado em Montesinho, uma das mais bem recuperadas aldeias transmontanas. Já agora, aproveite para viver algumas tradições genuínas da região, como aprender a fazer pão e folar caseiros, participar na produção dos enchidos ou passar a tarde com um pastor, acompanhando-­o pelas serras e ajudando­-o com as ovelhas. As suas crianças, ou a criança que há em si, vão adorar.

Outono

Escapadas de Outono n°7: Soutos da Padrela

 A zona da Padrela (situada entre Carrazedo de Montenegro, Vila Pouca de Aguiar e Chaves) tem a maior mancha contínua de castanheiros da Europa. Ora o castanheiro é uma das árvores que nos oferece um verdadeiro espetáculo no outono. Logo, este só podia ser um dos melhores locais para contemplar esta estação em Portugal. É também o tempo do magusto e de provar a castanha na gastronomia e na doçaria regionais.

Escapadas de Outono n°8: Parque Natural do Alvão

 É um dos lugares mais intocados do nosso país. O castanho alaranjado e avermelhado conferem ainda mais beleza à paisagem já por si deslumbrante. Além de florestas caducas para caminhar, podem-­se contemplar rios em estado puro, lagoas rochosas com cores mágicas e as Fisgas do Ermelo, a maior queda de água de Portugal.

Segue-nos no blog e no Facebook.


Desfruta do Outono!

Publica uma viagem        Procura uma viagem

Find out more about

Guest Posts

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride