Romarias de Viana do Castelo: tradição e cultura

Romarias de Viana do Castelo: tradição e cultura

Agosto é o mês das romarias, e o distrito de Viana do Castelo veste-se de tradição naquelas que são consideras as festas mais típicas do país. Conhece aqui algumas das melhores festas tradicionais do minho!

Festas de S. Bartolomeu – Ponte da Barca, 19 a 24 de Agosto

viana ponte da barca

Por muitos considerada como a mais genuína romaria do Alto Minho, as festas de S. Bartolomeu atraem muitos visitantes ao concelho de Ponte da Barca. A semana de folia conta com muita tradição, com destaque para a gastronomia local, as danças folclóricas regionais e os típicos cantares ao desafio. A noite mais importante das Festas de S. Bartolomeu acontece na noite de 23 de Agosto, com o desfile e actuação das Rusgas pelas ruas, que se prolonga por toda a noite. Os grupos tocam músicas populares, acompanhados por locais e turistas curiosos. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores e de danças populares.

Festas da Nossa Senhora da Agonia – Viana do Castelo, 20 a 23 de Agosto

viana agonia

As festas em honra da Nossa Senhora da Agonia são a maior romaria do país, onde chega a atingir um milhão de visitantes. A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são algumas das maiores atracções desta festa regional. O Cortejo Etnográfico e a procissão das Mordomas estão “carregados” de ouro e muita cor, e podemos admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por minhotas e passados de geração em geração. A festa culmina num maravilhoso fogo de artifício, com a já típica cachoeira na ponte Eiffel com a frase “Viana é amor”.

São João D’Arga – Caminha, 28 e 29 de Agosto

viana s joao darga

A romaria de São João D´Arga, umas das mais antigas, tem o seu maior expoente na noite de 28 para 29 de Agosto, com uma grande festa no santuário. Ainda que os romeiros sejam na sua maioria de concelhos e freguesias vizinhas, a festa atrai cada vez mais pessoas de todo o país, pelas suas ligações à história portuguesa e o caractér regional que preserva ao longo dos anos. Quer seja para festejar ou cumprir promessas religiosas, o lugar vê-se pequeno para tanta gente. Provam-se iguarias regionais, como o cabrito, a broa e o chouriço, e a artesanal aguardente com mel e a festa prolonga-se pela noite dentro, com cantares ao desafio e muito baile.

Pronto para a romaria?

Publica uma viagem        Procura uma viagem

Find out more about

Guias locais

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride