A empresa iniciou o seu percurso em 2006, em França, e desde então a história da BlaBlaCar tem sido uma história de êxito. Actualmente, a rede social está presente em 22 países: França, Espanha, Itália, Reino Unido, Portugal, Polónia, Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), Alemanha, Ucrânia, Rússia, Turquia, Índia, Hungria, Roménia, Croácia, Sérvia, México, Brasil, República Checa e Eslováquia, convertendo-se assim na maior rede social mundial de viagens em carro partilhado. Além disto, conta com mais de 500 trabalhadores nos seus dezasseis escritórios em Londres, Paris, Amsterdão, Milão, Madrid, Varsóvia, Hamburgo, Moscovo, Istambul, Kiev, Budapeste, Munique, São Paulo, Praga, Cidade do México e Nova Deli.
BlaBlaCar: uma história de sucesso nascida de uma necessidade
A ideia da BlaBlaCar nasceu no Natal de 2003, como resposta a uma necessidade concreta: o seu fundador, Frédéric Mazzella, tinha que voltar a casa e já não sobravam bilhetes de comboio. Finalmente, conseguiu que a sua irmã fizesse um desvio para o ir buscar de carro. Assim, durante o trajecto, deu-se conta de que os veículos que via na estrada iam quase todos vazios. Deste modo surgiu a ideia de criar uma rede social que pusesse em contacto condutores com assentos livres com passageiros que necessitassem realizar o mesmo trajecto.
Cronologia da sua expansão internacional
- Janeiro 2009 – Primeiro colaborador em França
- Janeiro 2010 – Lançamento em Espanha
- Junho 2011 – Lançamento no Reino Unido
- Maio 2012 – Lançamento em Itália
- Outubro 2012 – Lançamento nos Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Polónia e Portugal
- Abril 2013 – Lançamento na Alemanha
- Janeiro 2014 – Lançamento na Ucrânia e Rússia
- Setembro 2014 – Lançamento na Turquia
- Janeiro 2015 – Lançamento na Índia
- Março 2015 – Adesão da Hungria, Croácia, Roménia e Sérvia
- Abril 2015 – Lançamento no México
- Novmbro 2015 – Lançamento no Brasil
- Janeiro 2016 – Adesão de República Checa e Eslováquia