Escapada a Ponte de Lima: Feiras Novas

Escapada a Ponte de Lima: Feiras Novas

Em qualquer dia do ano, Ponte de Lima é um encanto, mas em Setembro fica ainda melhor com as tradicionais Feiras Novas. Descobre mais sobre esta festa regional e sobre a vila mais antiga de Portugal.

Sobre Ponte de Lima

Ponte de Lima apresenta como cartão de visita o estatuto de vila mais antiga de Portugal, concedido por Dona Teresa em 1125, o que lhe confere ainda mais misticismo e tradição.
É um verdadeiro “poço” de história, com monumentos que datam desde a era Romana, passando pelos antigos reinos da Península até aos tempos de hoje. Há muito que visitar: a ponte romana que lhe dá o seu nome, o parque do Arnada e os seus jardins; a igreja matriz, o santuário do Senhor do Socorro e o Largo de Camões.

feiras novas

Ponte de Lima alberga também uma das maiores feiras do país: às segundas-feiras, quinzenalmente, a vila enche-se de comerciantes tradicionais e tanto locais como turistas, atraídos pelos produtos regionais.

Não podemos deixar de mencionar a gastronomia local: para além dos “suspeitos do costume” (o bacalhau, os assados, o marisco), a vila oferece-nos iguarias locais soberbas, entre as quais se destacam os enchidos, o arroz de sarrabulho com rojões e ainda leite-creme.

feiras novas

No segundo fim de semana de setembro, Ponte de Lima alberga uma das festas mais populares e tradicionais do país: as Feiras Novas.

Celebradas desde 1826, as Feiras Novas trazem milhares de forasteiros às terras limianas, sem contar com os locais que animam a festa. São três dias de muita animação, festa e muitas tradições cumpridas, com o cortejo etnográfico e também os bombos e cabeçudos da região.. Como já é hábito nas festas da vila, o gado tem especial enfoque, com concursos pecuários e corridas de garranos. Como já vem a ser imagem de marca, termina com fogo de artifício, vislumbrado por milhares de pessoas que vêm até à vila especialmente para esta festa.

feiras novas

As ruas estão a abarrotar com gente e a música dura até altas horas da madrugada na zona conhecida como “rampinha”, onde se concentram muitos jovens para celebrar. Recomendamos ir com energia e sobretudo ter muita paciência!

Onde ficar

 Podes procurar um sítio para ficar no Trivago ou em alternativa, no AirBnB. Recomendamos-te que fiques o mais perto possível da vila, mas se não tiveres lugar, podes sempre ficar nalguma cidade perto, como por exemplo Viana do Castelo. As Feiras Novas fazem com que haja mais transporte para a vila do que o habitual, por isso não te preocupes!

Vem conhecer a vila mais antiga de Portugal!

Publica uma viagem        Procura uma viagem

Find out more about

Guias locais

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride