Junho é sem dúvida o mês dos Santos Populares
Todos os anos os Santos Populares contam com uma grande animação pelas ruas dos bairros mais típicos, onde todos se divertem, bailam e comem sardinhas, e onde os manjericos alegram todas as casas e os balões iluminam a noite! Queres saber onde são as melhores celebrações da noite de Santo António, de São João e de São Pedro?
Santo António
Nos bairros típicos lisboetas, como Alfama, Graça, Bica, Mouraria e Madragoa, celebra-se com boa comida, onde prima o caldo verde e sardinha assada, e com cantigas e baile até às tantas.
O que caracteriza esta festa são as as marchas populares, onde cada bairro desfila por Lisboa, com centenas de figurantes, música, muita cor e alegria, numa espécie de “sambódromo” muito português.
São João
O Porto partilha com Lisboa o menu, mas a festa tem características distintas. Hoje em dia, os alhos-porros são substituídos por ruidosos martelinhos de plástico, e o auge atinge-se num espetacular fogo de artifício no rio Douro (acompanhado de “Porto Sentido” em jeito de coro), e para alegrar ainda mais os céus, lançam-se coloridos balões de ar quente.
E para seguir a tradição, nada melhor que acabar a noite na praia, a ver o nascer do sol.
São Pedro
Quiçás não tão famoso mas igualmente importante, São Pedro comemora-se a 29 de junho, também com festas populares em várias localidades do país, como Setúbal.
Como as duas anteriores, estão presentes os manjericos com as típicas quadras de amor, e os bailes seguem pela noite dentro. A São Pedro atribui-se a meteorologia, e quiçás por isso se celebra quase sempre com um sol radioso e noites calorosas.
Se ainda não tens como ir, aqui vai uma ajuda:
Publica uma viagem Procura uma viagem