O que é a Economia da Partilha?
O mundo está em constante movimento. Costumamos focar-nos no conceito de “economia de partilha” como um aspecto central da nossa visão na BlaBlaCar. Mas o que está por detrás dele e como afecta a sociedade em que vivemos?
Esta é uma ideia que tem vindo a ser discutida desde o final da década de 90 por economistas e empresários. No entanto, começou a ganhar forma apenas na era digital e das comunidades virtuais que dela resultaram. Bryan Walsh, editor sénior da revista TIME, afirmou em 2011 que a economia da partilha está entre as dez ideias que irão mudar o mundo de amanhã. Mas por que é que isso acontece?
O início da Economia da Partilha
A crise económica, juntamente com a revolução virtual, criou o ambiente ideal para fomentar este conceito. Isso levou a que 67% dos consumidores começasse a partilhar bens e serviços. Além disso, a paisagem tecnológica, criada pelo aumento do acesso à Internet, aparelhos eletrónicos baratos e, especialmente, um aumento das comunidades online, acentuou ainda mais essa necessidade.
Vê isto: Nos EUA, existem 250 milhões de veículos que não são utilizados 92% do tempo. Muitos de nós estamos conscientes de que o nosso carro é usado apenas por breves instantes durante o dia. Mas quantos de nós percebemos que podemos partilhar uma grande parte dos custos, como a manutenção ou a gasolina, com alguém? Não muitos. Através da revolução virtual e o crescimento de plataformas de partilha, 78% dos consumidores indicaram que gostariam de experimentar partilhar com alguém não conhecem. Isso está a impulsionar o crescimento da economia de partilha, que avança cada vez mais e em vertentes distintas.
2013 viu a economia da partilha crescer 25% e continua hoje em dia a aumentar o seu valor, em especial para as pessoas que são afetadas por crises económicas, uma vez que lhes permite poupar muito dinheiro.
Três princípios da economia de partilha
1.Valor sem uso é um desperdício: A ideia de Frederic Mazzella de criar uma plataforma de partilha de carro surgiu quando ele se viu sem boleia para casa na véspera de Natal. Ele estava ciente que muitos condutores estavam a conduzir exatamente na mesma direcção, desperdiçado muitos lugares livres. Essa ineficiência foi a oportunidade de reorganizar e motivar as pessoas a partilhar.
2. Acesso é mais importante do que propriedade: A geração actual de consumidores reconhece as vantagens de alugar ou emprestar em alternativa a comprar. Esta mentalidade significa também uma grande oportunidade para aqueles que não têm uma carta de condução e não podem pagar outro transporte mais caro.
3. Confiança: A globalização abriu o caminho para as empresas e nações em constante
conexão. Ao longo do tempo, as comunidades online foram surgindo com perfis de membros e sistemas de reputação, o que torna mais fácil para nós entrar em contacto com “estranhos”.
Na BlaBlaCar, queremos difundir esta visão e apoiar-nos no consumo colaborativo para expandir através da criação de uma rede global de partilha de carro. Em 2016, estamos presentes em 22 países. É importante para nós trabalhar em estreita colaboração com os nossos membros, a fim de tornar o nosso serviço mais acessível e fácil de usar.
Agora, com mais de 25 milhões de membros, a BlaBlaCar é a maior comunidade de partilha de carro do mundo!
Descobre os benefícios da economia de partilha e junta-te a nós, que sejas passageiro, condutor ou ambos!