Economia da Partilha: a Era da Confiança

Economia da Partilha: a Era da Confiança

Nesta era da economia da partilha, quando entras na BlaBlaCar para procurar uma viagem, qual é a primeira coisa que verificas no perfil do condutor para escolher a tua viagem?

Uma pesquisa publicada pela New York University Stern e pela BlaBlaCar sobre a economia da partilha ressalta a forma como a internet está a mudar a confiança entre as pessoas. O estudo, escrito pelo professor da NYU Arun Sundararajan, autor do livro The Sharing Economy, e pelo fundador da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella, analisou respostas de 18.289 membros da nossa comunidade de 11 países para medir o nível de confiança entre as pessoas no ambiente online antes que se conheçam pessoalmente.


Intitulado “O início da era da confiança” (Entering the Trust Age), o estudo mostra que os participantes confiam mais nas pessoas com um perfil online completo na BlaBlaCar do que em colegas e vizinhos. O nível de confiança entre membros da nossa comunidade é próximo àquele que se estabelece com amigos e família:

Os participantes depositam altos níveis de confiança para escolher as pessoas em…

94% – membros da família
92% – amigos
88% – membros da BlaBlaCar com perfil online completo
58% – colegas
42% – vizinhos
16% – contatos nas redes sociais


Um novo comportamento está a nascer, e estamos a testemunhar uma nova era, a era da confiança.

economia da partilha carro
A BlaBlaCar também tem viagens só para mulheres


A pesquisa mostra a tendência de uma mudança de comportamento em larga escala, e explica como plataformas online estão a criar confiança em grandes proporções. A interconectividade e as ferramentas online estão a permitir às pessoas a acumulação de “capital de confiança”, criado a partir da identidade do seu perfil e de informações como classificações de múltiplas interações que acontecem fora do ambiente online.

Como resultado, a confiança pode ser medida instantaneamente a partir de um perfil online, mesmo que as pessoas envolvidas nunca se tenham encontrado, colocando os indivíduos no centro de uma enorme rede de confiança, e abrindo uma gama de oportunidades para colaboração entre as pessoas, como a partilha de viagens ou o aluguel de alojamento a curto prazo.

Quem partilha uma vez, partilha sempre

Além disso, a pesquisa avalia que a confiança estabelecida a partir de uma única experiência e um indivíduo tem um efeito positivo em todo o setor da economia da partilha. Quase metade dos entrevistados (48%) declara que partilhar viagens fez com que eles se sentissem mais abertos a outras pessoas. Ao mesmo tempo, aqueles que já partilharam a viagem pelo menos uma vez sentem-se três vezes mais propensos a experimentar outras atividades da economia da partilha do que aqueles que nunca passaram por essa experiência.

O levantamento destaca ainda seis iniciativas que podem ser adotadas pelas plataformas para fomentar a confiança online nas suas comunidades:

Informação declarada no perfil

  • Classificações
  • Vincular compromissos financeiros
  • Base de níveis de atividade dos membros
  • Moderação e integração de perfis noutras redes sociais
  • Os autores prevêem que enquanto os indivíduos reforçam a sua crença uns nos outros por meio das interações sociais e económicas bem sucedidas com parceiros online, o nível de confiança geral da sociedade só tende a crescer, construindo as bases para uma nova era: a era da confiança.

Queres saber mais sobre o estudo? Aqui encontras todos os resultados em inglês.

[1] A pesquisa com 18,289 membros da BlaBlaCar foi conduzida em 11 países pelo BIPE, consultoria líder em pesquisas na França, em 2015. Os seguintes países foram pesquisados: França, Alemanha, Itália, Hungria, Holanda, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Ucrânia, Reino Unido


Também és adepto da economia da partilha?

Publica uma viagem        Procura uma viagem

Find out more about

Responsabilidade Social Corporativa

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride