Uma pesquisa publicada pela New York University Stern e pela BlaBlaCar sobre a economia da partilha ressalta a forma como a internet está a mudar a confiança entre as pessoas. O estudo, escrito pelo professor da NYU Arun Sundararajan, autor do livro The Sharing Economy, e pelo fundador da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella, analisou respostas de 18.289 membros da nossa comunidade de 11 países para medir o nível de confiança entre as pessoas no ambiente online antes que se conheçam pessoalmente.
Intitulado “O início da era da confiança” (Entering the Trust Age), o estudo mostra que os participantes confiam mais nas pessoas com um perfil online completo na BlaBlaCar do que em colegas e vizinhos. O nível de confiança entre membros da nossa comunidade é próximo àquele que se estabelece com amigos e família:
Os participantes depositam altos níveis de confiança para escolher as pessoas em…
94% – membros da família
92% – amigos
88% – membros da BlaBlaCar com perfil online completo
58% – colegas
42% – vizinhos
16% – contatos nas redes sociais
Um novo comportamento está a nascer, e estamos a testemunhar uma nova era, a era da confiança.
A pesquisa mostra a tendência de uma mudança de comportamento em larga escala, e explica como plataformas online estão a criar confiança em grandes proporções. A interconectividade e as ferramentas online estão a permitir às pessoas a acumulação de “capital de confiança”, criado a partir da identidade do seu perfil e de informações como classificações de múltiplas interações que acontecem fora do ambiente online.
Como resultado, a confiança pode ser medida instantaneamente a partir de um perfil online, mesmo que as pessoas envolvidas nunca se tenham encontrado, colocando os indivíduos no centro de uma enorme rede de confiança, e abrindo uma gama de oportunidades para colaboração entre as pessoas, como a partilha de viagens ou o aluguel de alojamento a curto prazo.
Quem partilha uma vez, partilha sempre
Além disso, a pesquisa avalia que a confiança estabelecida a partir de uma única experiência e um indivíduo tem um efeito positivo em todo o setor da economia da partilha. Quase metade dos entrevistados (48%) declara que partilhar viagens fez com que eles se sentissem mais abertos a outras pessoas. Ao mesmo tempo, aqueles que já partilharam a viagem pelo menos uma vez sentem-se três vezes mais propensos a experimentar outras atividades da economia da partilha do que aqueles que nunca passaram por essa experiência.
O levantamento destaca ainda seis iniciativas que podem ser adotadas pelas plataformas para fomentar a confiança online nas suas comunidades:
Informação declarada no perfil
- Classificações
- Vincular compromissos financeiros
- Base de níveis de atividade dos membros
- Moderação e integração de perfis noutras redes sociais
- Os autores prevêem que enquanto os indivíduos reforçam a sua crença uns nos outros por meio das interações sociais e económicas bem sucedidas com parceiros online, o nível de confiança geral da sociedade só tende a crescer, construindo as bases para uma nova era: a era da confiança.
Queres saber mais sobre o estudo? Aqui encontras todos os resultados em inglês.
[1] A pesquisa com 18,289 membros da BlaBlaCar foi conduzida em 11 países pelo BIPE, consultoria líder em pesquisas na França, em 2015. Os seguintes países foram pesquisados: França, Alemanha, Itália, Hungria, Holanda, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Ucrânia, Reino Unido
Também és adepto da economia da partilha?